APLICAÇÕES / 4 MINUTOS DE LEITURA
Esta energia alternativa aos combustíveis fosseis apesar de bastante primitiva volta a competir como fonte de energia limpa e renovável com muita força.
Na versão atual os antigos moinhos de vento são hoje aerogeradores ou aeroturbinas.
Cada aerogerador com rotores acima de 100 metros de diâmetro é capaz de gerar 3,6MW de potência. Normalmente os aerogeradores são agrupados de forma a constituir usinas a concentrar potência e diminuir custos de transmissão. Hoje o custo desta energia se encontra ao redor de quatro centavos de dólar por kWh gerado, muito abaixo do custo dos combustíveis fósseis.
A vida útil destes rotores é muito importante nestes aerogeradores. Suas pás são fabricadas de múltiplos materiais, nos quais destacam-se a fibra de vidro, resinas fenólicas, diversos tipos de plásticos e uma construção de alta tecnologia. Uma pós cura em temperatura garante a uniformização destes materiais.
A Grantham Engineering desenvolveu uma estufa para garantir esta pós cura com uma homogeneidade de +/- 5 ºC ao longo de todo o comprimento das pás. Estas estufas estacionárias possuem uma largura útil de 7,0 metros x profundidade úteis de 52,0 metros x altura útil de 6,0 metros. Aquecidas com geradores a partir de gás natural o consumo destes equipamentos é baixo uma vez que toda a superfície é isolada e o ar quente é todo recirculado.